AVCB - Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros

Documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que durante a vistoria a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio (É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

O AVCB é obrigatório em casos de construção ou reforma; mudança da ocupação ou uso; ampliação da área construída.

As normas brasileiras determinam que as empresas devem ter planos contra incêndios, saídas de emergência, extintores e outros equipamentos de proteção, mas de nada adiantará este aparato, se a empresa não contar com pessoas capacitadas e prontas para guiar os colegas de trabalho para as saídas, saber lidar com os extintores, qual deles usar para cada caso de incêndio, sendo assim é extremamente importante que se crie a brigada de incêndio em todas as empresas e que sejam devidamente treinadas”.

O AVCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros, sendo um dos principais requisitos para se obter a Licença de Funcionamento dos estabelecimentos.

Dependendo do uso, da edificação e da legislação local, a não obtenção ou não renovação após o vencimento, pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.

Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de Bombeiros, com exceção das residências onde só more uma família.

A SMART elabora projetos e realiza a instalação de equipamentos necessários para obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) Prestamos serviços de assessoria técnica (Instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio, Treinamento de Brigada de Incêndio, Assessoria junto ao Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) Realizamos a assessoria para a Recarga e Instalação de Extintores, Instalação de Placas de Sinalização, Teste Hidrostático, Teste em Mangueiras de Incêndio, Sinalização de Emergência, entre outros serviços.

Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de Bombeiros, com exceção das Residências Unifamiliares".

Esta aprovação é baseada na análise prévia do projeto do edifício, só consegue o "Habite-se" da Prefeitura local, se possuir a aprovação do Corpo de Bombeiros (AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) conforme exposto pelo artigo 9º do Decreto Estadual nº 56.819/11 que diz:

O AVCB será expedido pelo Corpo de Bombeiros, desde que as edificações e áreas de risco estejam com suas medidas de segurança contra incêndio projetadas e instaladas de acordo com respectivo processo aprovado".